É tradição na rede Pittol realizar campanhas de incentivo à prevenção ao câncer de mama neste mês, durante o Outubro Rosa. Além de promover ações para repassar dinheiro às instituições que lutam por essa causa, a Pittol preparou vídeos com histórias inspiradoras, criando laços. Uma delas é da nossa colaboradora da loja de Concórdia, Edna Dias dos Santos.
Há mais de um ano, Edna está em tratamento para o câncer de mama. Ela conta que percebeu uma bolinha no seio ao fazer o autoexame. Quando o filho nasceu, foi necessário fazer outros exames, que comprovaram a doença. “A primeira coisa que pensei é que eu iria morrer e não poderia criar meu filho”, conta.
A lição da história de Edna é que o diagnóstico precoce contribui para a cura. “Quanto antes se descobre, mais rápido inicia o tratamento”, frisa. Estudos também mostram que para a descoberta na fase inicial, o índice de cura chega a 95%. “As pessoas têm que se informar mais e não levar a prevenção na brincadeira. Se tiver a doença, seja forte! Existe tratamento e cura”, aconselha.
Confira o vídeo completo do depoimento da Edna aqui
Eléa Machado já passou pela fase de tratamento há dois anos. Ela também soube do câncer quando nasceu a filha. “Percebi um nódulo e procurei o médico. Na hora que a gente recebe o diagnóstico é terrível. O chão se abre e a primeira coisa é pensar que vai morrer”, conta.
Tanto Edna, quanto Eléa escolheram lutar pela vida. “O tratamento não é fácil! Mas com o apoio das pessoas próximas e da família, ele se torna mais fácil”, diz Eléa. Edna comenta que sente falta das coisas mais simples da vida, como sair de casa sozinha, sem precisar da ajuda de outras pessoas.
Confira o vídeo completo do depoimento da Eléa aqui
O que as duas aprenderam com essa experiência é a importância da prevenção. Nem sempre o câncer de mama dá sinais, como ocorreu com Edna e Eléa. Em muitos casos ele cresce de forma silenciosa. É por isso que se recomenda tanto a consulta anual a um médico ginecologista.
Troco Rosa
A Pittol está com uma ação em todas as lojas da rede durante o Outubro Rosa. Os consumidores poderão destinar o troco das compras ou valores que quiserem doar, para serem repassados às entidades que atuam na prevenção e no combate ao câncer de mama.
Em todas as lojas há um local adequado para deixar o dinheiro. Quem participar, vai ganhar um laço rosa para deixar a própria marca no painel da Pittol.