Tipos de sapatos – femininos, masculinos e infantis

Tipos de sapatos – femininos, masculinos e infantis

Mulher prova diferentes tipos de sapatos
Summary:

Conheça os tipos de sapatos femininos, masculinos e infantis, com dicas de combinações e estilos!

Sejamos sinceros: nós sempre achamos que sabemos tudo sobre calçados… até que alguém chega e pergunta a diferença entre sandálias e sapatos e não conseguimos responder ou, ainda, quando precisamos combinar uma roupa com o calçado perfeito, mas não temos noção de qual seria.

Para que você alcance uma noção exata dos calçados para as mulheres, os homens e as crianças que existem no mercado hoje e não tenha mais dúvidas sobre o assunto, nós, da Pittol, preparamos este blogpost que fala mais a respeito dos tipos desse item tão essencial que nos permite andar para lá e para cá: os sapatos.

Além disso, você vai conseguir compreender a variação dos modelos-chave e, de quebra, receber algumas dicas sobre com quais peças eles caem bem. Gostou? Então continue lendo para saber mais sobre o assunto e conferir as dicas!

1. Botas: vão muito além do inverno

As botas foram criadas para proteger os pés e a perna contra elementos externos. Hoje, a sua função vai muito além disso!

Um dos calçados que mais ganharam versões diferentes ao longo da história, a bota abrange outras funcionalidades que não apenas ajudam a combater o frio durante o período outono-inverno.

Você consegue usar a bota como calçado feminino em modelos casuais, chelsea, coturno ou cano alto, esquimó, montaria, aventura e anabela com combinando com calças e vestidos longos — e aqui vai uma super dica: usar esse sapato na mesma cor da roupa de baixo, ajuda a alongar a silhueta.

Já para os pequenos, a bota é sinônimo de segurança e conforto.

2. Sandálias: presentes em todos os momentos

A sandália abarca muitos modelos e, em regra, possuem amarrações com correias e fitilhos. Como calçado feminino, existem as anabelas que possuem uma plataforma confortável, as amadas rasteirinhas, a linha conforto, os saltos em tamanho pequeno, médio e alto e as papetes. Ou seja, são os calçados que estarão com você nas ocasiões mais variadas.

Já as sandálias masculinas são ideais para os homens mais velhos que procuram conforto e praticidade. Além daquelas de amarrar no tornozelo, existem as do modelo crocs para usar com camisetas e shorts.

Para a criançada, as sandálias são o calçado infantil mais adequado para compor looks divertidos e garantir que eles corram, brinquem e andem livremente e de maneira confortável.

3. Sapatilhas: combinam com tudo!

Junto com o ballet, surgiram as sapatilhas! Elas foram criadas especialmente para as bailarinas terem mais conforto em suas atividades. Posteriormente, foram criados os modelos para utilizar nas ruas.

Um calçado feminino que cai bem com todo tipo de roupa e serve para compor os mais variados estilos, a verdade é que sempre é tendência usar sapatilha.

Você pode harmonizá-la com looks para o trabalho, dia a dia, escola ou faculdade. Ela é tão prática que você pode calçá-la e ir para eventos dos mais formais aos mais simples.

4. Sapatos: nunca saem de moda

Os sapatos também englobam vários tipos, tanto os femininos quanto os masculinos e estão disponíveis para serem explorados conforme a situação e a composição do look.

Diferentemente das sandálias, os sapatos são mais fechados. Assim, alguns sapatos femininos são:

  • Conforto;
  • Scarpin;
  • Oxford;
  • Boneca;
  • Meia Pata;
  • Peep Toe.

Já alguns dos sapatos masculinos são bem mais sérios e formais, como, por exemplo:

  • Social;
  • Casual;
  • Dockside.

E por falar nisso, veja como usar sapato casual masculino e não erre nunca mais!

5. Mocassins: a tendência do universo masculino

Criado por índios norte-americanos, o mocassim enquanto calçado masculino é tipo a sapatilha como sapato feminino: combinam com tudo, trazem praticidade para o look e são válidos para eventos formais aos mais simples.

E apesar de já estarem no mercado há um tempo, nos últimos anos eles ganharam de vez o coração dos homens e tem sido usado bastante e a razão para tanto é muito simples: você consegue combiná-lo com camisa e calça ou camiseta e shorts; para casamentos, aniversários e por aí vai.

6. Tênis: dos mais clássicos aos modernos, não tem erro!

Esse é o maior de todos, né? Para o trabalho com os tipos casuais, para curtir os momentos de lazer com um slip on ou para se exercitar com os modelos de academia e caminhada, o tênis é o calçado universal!

Ele fornece o maior conforto e é facilmente adaptável, atendendo o público feminino, masculino e infantil.

E não vamos confundir com tênis, chuteira e sapatênis, em! É muito comum ao se falar de tênis masculino, englobar vários calçados como se fossem a mesma coisa, porém não são!

As chuteiras servem para as partidas de futebol. Já o sapatênis é a justa medida entre sapato e o tênis, tornando o look mais formal e menos sério.

Com as modalidades de sapatos femininos, masculinos e infantis em mente, agora você pode usá-los com muito mais segurança e escolher o modelo ideal para a família. Até a próxima!

Join the discussion