Bota Montaria: inspirações de looks com o calçado clássico e atemporal

Bota Montaria: inspirações de looks com o calçado clássico e atemporal

Mulher passeando no parque com bota montaria

As botas montaria surgiram com um propósito funcional para praticantes de hipismo. Relatos indicam que o uso por mulheres acontece desde o século XVIII, principalmente por conta do conforto e da proteção que o calçado proporciona durante a montaria. Com o passar do tempo, ela foi incorporada como item obrigatório no guarda-roupa feminino.

Não à toa, elas são atemporais e todos os anos voltam a ser tendência nas épocas mais frias. De forma breve, as suas principais características são o cano alto, com fivelas decorativas e geralmente, sem salto. A forma de usar depende do seu estilo e gosto pessoal, e as possibilidades são muitas.

Aproveitando essa ideia, montamos um conteúdo com lindas inspirações de visuais para você diversificar e aproveitar o que tem no guarda-roupas para criar composições incríveis. Acompanhe!

Como usar bota montaria?

Para uso no dia a dia, a combinação mais comum são as calças legging, versáteis e tão confortáveis quanto esse modelo de calçado. Em ocasiões mais formais, um vestido ou uma saia com tecidos mais pesados. E que tal montar produções meia estação combinando a bota com shorts e saias mais curtas?

Confira mais detalhes das nossas dicas e sugestões e crie visuais incríveis conforme o seu estilo de vestir!

1. Bota montaria com legging preta

As calças leggings pretas são muito versáteis e ficam maravilhosas trazendo essa pegada country. Para montar um look mais sóbrio e formal, aposte em blusas mais longas, com comprimento abaixo da cintura, feitas de tricô ou crochê. Ou também, invista em um look todo preto, com um casaco contrastando com uma textura xadrez, por exemplo.

As camisas longas dão um toque mais despojado ao visual e ainda assim garantem uma composição elegante e requintada. Aposte em cachecóis e use um acessório combinando com as botas. Bolsas tiracolo ou shopper caem muito bem.

Em dias frios, blusas de gola alta combinando com um casaco fechado em listras ou xadrez ficam incríveis nas peças de outono/inverno. Outra opção são as jaquetas de couro que combinam muito bem com as botas pretas no mesmo material.

colagem de imagens de mulher estilosa com legging preta e bota montaria

2. Bota montaria e jeans

O Jeans e as botas montaria têm muito em comum. O estilo country feminino é um dos que combinam muito bem as botas com calças jeans e coletes puffer em preto ou tons neutros como marrom e cinza, sobrepondo uma camisa branca, por exemplo.

Esse contraste funciona muito bem e é perfeito para dias com clima ameno. Em dias mais frios, troque o colete por casacos e jaquetas com as mesmas características e monte uma produção elegante e confortável.

colagem de imagem de mulher estilosa com bota montaria e jeans

O Jeans também pode ser usado em outras ocasiões. Com saias longas rasgadas de abertura frontal ou lateral, você consegue ter lindas combinações usando blusas mais soltas de manga longa — ou até blusas que deixam a barriga à mostra para destacar acessórios como cintos.

Para os dias mais quentes, combine com minissaias ou shorts jeans para compor um look mais casual, ideal para passeios de final de semana. Em dias frescos e com vento, aposte em uma meia calça fina combinando com a blusa. São opções versáteis que se encaixam em diversas ocasiões.

3. Bota montaria com vestidos

Os vestidos com bota montaria rendem combinações casuais e despojadas, trazendo leveza para o visual. Ao lado de um vestidão, elas são ótimas para os dias de primavera com céu azul e aquela brisa com resquícios de inverno. Você pode optar pelo contraste, combinando uma bota preta com um lindo vestido branco rendado, por exemplo.

Combine também com vestidos florais em tons terrosos, um cinto largo e uma bolsa tiracolo franjada. Se você quiser ousar mais, experimente algum modelo de chapéu em feltro ou palha. São combinações muito estilosas para quem tem personalidade e gosta de marcar presença.

colagem de imagem de mulher com bota montaria com look vestidos

E pode acreditar: esse look fica tão estiloso quanto as produções com vestidos e tênis!

4. Bota montaria e saias

Outra peça de vestuário que é uma ótima opção para combinar com a bota são as saias. Um detalhe para ficar atenta ao usar essa combinação é o comprimento da saia em relação ao cano do calçado. O ideal é que quanto mais longo ele for, mais curta seja a saia, para equilibrar o look.

Combine saias, botas montarias e uma jaqueta jeans para entrar no estilo elegante. Aliás, elas ficam incríveis nos looks com blazer e saias midi, também. Afinal, as produções ficam super fechadas e elegantes, trazendo conforto, especialmente para os dias mais frios. O mesmo serve para combinações com calça pantacourt.

Com as saias longas, o único propósito do calçado é aquecer, então se você não quer passar frio, pode usar essa combinação sem problemas.

mulher estilo com saia e bota de montaria colagem de duas imagem

5. Bota montaria e shorts

A mesma dica das saias serve para os shorts. Sempre busque um equilíbrio escolhendo peças que tenham uma relação proporcional. Quanto maior o cano da bota, mais curto pode ser o shorts. Essa ideia compõe ótimas produções com meia-calça.

Se você não gosta de tanto destaque e prefere um look mais discreto, experimente usar as mesmas peças com um casaco longo ou um maxi cardigã por cima, com um comprimento que alcance próximo à boca da bota, para cobrir as pernas e dar um tom mais elegante para a composição.

mulheres com shorts e bota de montaria colagem de imagem

Deu para notar, né? As botas montaria precisam fazer parte do seu guarda-roupas. Por esse motivo, escolha entre diferentes cores e tipos de material para ter ainda mais versatilidade na composição de looks únicos que expressem o seu estilo e personalidade.

Veja também nossas inspirações de produções com botas de cano curto e monte combinações urbanas, estilosas e cheias de destaque.

Até mais!

Join the discussion