Tipos de chinelo: 6 modelos diferentes que você precisa conhecer!

Tipos de chinelo: 6 modelos diferentes que você precisa conhecer!

tipos chinelos na beira da praia

O chinelo é um calçado versátil que garante conforto e praticidade, encaixando-se muito bem em qualquer rotina. Principalmente no verão, ele pode ser um companheiro inseparável ao proporcionar um alívio nos dias mais quentes do ano. Os modelos podem transitar em peças mais simples para ficar em casa ou em mais elaborados para dar um passeio informal.

Mas, afinal, você conhece todos os tipos de chinelos masculinos e femininos? Cada um possui suas características próprias que podem ser usadas para ocasiões e estilos diferentes. Conheça as 6 opções mais procuradas e confira as principais dicas que preparamos no conteúdo de hoje. Boa leitura!

6 modelos

1. Chinelo Slide

Não é de hoje que o chinelo Slide é o favorito da estação quente. Muito usado nos anos 90, pode proporcionar o conforto e estilo que muitos procuram em um chinelo. É uma peça que passou a ser contemporânea e pode ser usada em looks mais elaborados para ocasiões informais.

Esse calçado pode ser encontrado em diversos formatos e cores diferentes. Os mais procurados são os listrados ou em cores sólidas, indicados para quem busca composições no estilo streetwear. Para um look mais elaborado, você pode optar por uma calça jogger e uma camisa oversized.

É importante destacar que o slide deve ser usado apenas em ocasiões mais informais. Em ambientes mais formais, use outros tipos de calçados que combinem com o ambiente. Ok?

2. Chinelo Pantufa

A quem diga que os chinelos são peças que só podem ser usadas em dias mais quentes. Com a pantufa, você pode manter os seus pés quentinhos em temperaturas mais frias. Sendo uma das opções mais confortáveis, pode ser encontrado em materiais variados como algodão e plástico, por exemplo.

Fácil para calçar, é uma peça perfeita para você que quer relaxar em um fim de semana sem sair de casa. Como você já sabe, nenhum look com pijama fica completo sem a clássica pantufa feminina, complementando muito bem o visual que transmite todo o aconchego e o conforto necessários para a hora de dormir ou para ficar em casa.

3. Chinelo de Dedo

Os chinelos de dedo são sinônimo de conforto e estilo, ideais para ocasiões informais como um churrasco em família ou com os amigos, são a opção perfeita para completar o seu jeito brasileiro de ser. Além disso, os chinelos masculinos são uma das poucas opções para os rapazes que deixam os dedos livres e permitem que a pele respire tranquilamente.

Uma das principais vantagens desse modelo é a sua praticidade. Afinal, é só colocar o pé e sair por aí, não precisa de amarrações, zíper ou qualquer outra forma para prendê-los ao pé.

Use para ocasiões mais comuns do dia a dia que necessitem de mais conforto, como uma ida ao supermercado, por exemplo. Os shorts e as camisetas são as melhores combinações para os chinelos de dedo. Se você for a uma praia, esse tipo de chinelo é sem dúvidas a melhor aposta.

4. Sandália

Agora, se você está buscando uma opção mais elegante que não deixe de fora o conforto, certamente os modelos de sandália para o verão são os melhores tipos de chinelo para você escolher. Sua característica principal é ter uma sola e correias que a ligam ao pé, deixando-o exposto em sua maior parte.

Para as mulheres, existe uma grande variedade de formatos e modelos de sandálias, podendo variar entre tamanco, geométrico, de amarração e muitos outros.

Para ocasiões que pedem uma composição mais elegante, a dica está em escolher um vestido midi cuja barra termina no joelho, e para completar, uma sandália de sua preferência com cores chamativas, dando total destaque para o seu calçado.

5. Rasteirinha

Para looks mais casuais, a rasteirinha pode ser uma ótima aposta. É um calçado informal e deve ser usado em ocasiões que não exijam formalidade. Os modelos podem variar em peças para todos os estilos, com diversos tipos de amarrações e tiras que se adaptam ao seu estilo.

Para balancear a casualidade da rasteira, fique com peças mais elegantes, como vestidos, calças pantalonas, macacões e calças croppeds. Além disso, em um encontro romântico, é uma ótima ocasião para usar rasteirinhas mais escuras ou com detalhes brilhantes, como rasteiras metalizadas ou com pedrarias.

6. Babuche

Babuche é um tipo de chinelo confortável fechado na frente e aberto na parte de trás, deixando os calcanhares ventilados. O seu solado antiderrapante é ótimo para você andar próxima a uma piscina ou lugares com água. Foi criado justamente por atletas que praticam esportes na água pudessem sair da piscina com mais conforto, mas virou um acessório para usar em qualquer lugar!

Esse chinelo deve ser usado para dias de folga ou em casa. A dica para usar esse modelo é apostar em combinações com roupas esportivas e de passeios.


E aí, conheceu todos os tipos de chinelos? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que você tenha escolhido o modelo de chinelo ideal para a sua necessidade. Aqui na Pittol, você encontra vários posts com dicas para você andar na moda.

Confira: Tipos de sapatos – femininos, masculinos e infantis.

Join the discussion