Como escolher tênis de corrida: 5 pontos importantes

Como escolher tênis de corrida: 5 pontos importantes

Imagem apenas da coxa para baixo de um homem correndo.

Se você já corre há um tempo ou está apenas começando, já deve entender que ter um bom tênis de corrida faz toda diferença no seu desempenho. Eles podem ajudar a dar mais impulso, leveza aos pés, uma pisada adequada e um dos pontos mais importantes, o conforto.

Escolher um tênis adequado para correr pode ser uma tarefa mais complicada, os diferentes tipos de características e definições dos modelos podem deixar algumas pessoas confusas. De maneira geral, os principais pontos ao se escolher um tênis deve ser o seu amortecimento, peso, pisada, drop, diferentes tipos de superfície, entre outros.

Duas mulheres correndo em foco na foto que tem cinco pessoas.

Por isso, preparamos o conteúdo de hoje com 5 pontos importantes que você deve se atentar ao comprar o seu tênis. Ficou curioso(a)? Continue a leitura e confira todas as dicas!

1. Escolha o amortecimento do tênis

O amortecimento deve ser um ponto importante ao se escolher um tênis de corrida. Afinal, é preciso ter um calçado que consiga absorver todos os impactos durante a sua prática esportiva, além de garantir a estabilidade que você precisa para fazer todo o trajeto de maneira segura.

Um tênis de alta qualidade precisa ter tecnologias de amortecimento que influenciam diretamente o seu conforto. Diversas marcas apostam em inovações diferentes para atletas de pequena, média ou alta experiência. Como as tecnologias Air Max da Nike, Boost da Adidas e Wave da Mizuno.

Para quem busca o máximo de eficiência, tais características podem fazer toda diferença para quem busca um retorno de energia superior. Já que os modelos com essa configuração oferecem o que há de melhor no mercado. Falando nisso, se você busca os principais lançamentos de tênis esportivos, a Pittol pode ser uma excelente opção para saber mais informações. Confira o post!

2. Busque o peso ideal

Outro ponto muito importante de como escolher um tênis de corrida é optar por modelos que tenham o peso ideal. Nesse caso em específico, as definições diferentes em relação ao peso podem mudar muito conforme o corredor e as suas principais necessidades. Não entendeu? Vamos explicar melhor.

Um tênis mais pesado, por exemplo, pode entregar uma estabilidade maior para os corredores que buscam correr com mais segurança. Por outro lado, os modelos mais leves são mais indicados para quem busca um tênis que pode proporcionar mais agilidade e velocidade.

Avalie quais são as suas prioridades durante o treino e escolha aquele que irá te atender conforme as suas preferências.

3. Opte por uma pisada leve e confortável

A maneira como você pisa ao correr também deve ser levado em consideração ao escolher um bom tênis. Cada tipo de pé possui um formato e características diferentes um do outro, o que acaba afetando diretamente os seus resultados caso escolha um modelo que não seja o ideal.

Os principais tipos de pisada são: neutra, supinada e pronada, em uma classificação feitas por meio de várias características anatômicas de cada indivíduo, como o alinhamento dos joelhos, formato dos pés, flexibilidade das articulações, entre outros. Saiba mais sobre cada um:

  • Pisada neutra: a pisada ocorre quando os pés atingem o solo de maneira uniforme, com seu peso distribuído de maneira igual por toda a planta:
  • Pisada supinada: é definido como o pé que toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé;
  • Pisada pronada: é aquela em que o corredor toca primeiramente o lado externo do calcanhar no chão.

Se você busca fazer atividades físicas sempre que possível e além de correr também faz academia, confira também o post com os melhores tênis de academia. São diversos modelos para conhecer, confira!

4. Confira os diferentes tipos de superfície

Para comprar um tênis de corrida, um detalhe muito importante é ter em mente em qual tipo de superfície você normalmente corre, seja na rua, esteira ou até mesmo em uma trilha ao ar livre.

Cada calçado é desenvolvido especialmente para um tipo de superfície, se você adquirir um que não corresponde às suas necessidades, pode gerar um nível de frustração.

  • Tênis para trilhas: se você gosta de correr em locais que contam com pedras, barro e areia, por exemplo, você deve levar em consideração principalmente pontos como o conforto, estabilidade e com um bom sistema de amortecimento;
  • Tênis para correr na rua: agora, se você gosta de correr na rua, detalhes como o drop e a respirabilidade do tênis podem fazer grande diferença no seu desempenho;
  • Tênis para esteira: por ser uma superfície plana, os tênis que contam com mais estabilidade e com um drop baixo podem ser os mais indicados.

Para correr com mais estilo, confira 9 inspirações de como combinar looks com tênis. Leia!

5. Escolha o drop do tênis

Por último, um dos principais detalhes ao escolher um tênis de corrida é o drop, que de maneira simplificada representa a diferença de altura entre a parte posterior e anterior do tênis, ou seja, o “desnível” que ele possui.

Quando você compra um tênis mais alto, é de se esperar que seu drop seja considerado mais confortável e macio.

Tais modelos são mais indicados para os corredores que precisam de uma resposta muscular maior. Enquanto os modelos de drop baixo, são mais indicados para quem busca mais leveza e alto desempenho nos seus treinos.

Se você está começando a correr agora e não sabe qual escolher, a dica é começar por modelos que possuem drop maior e ir diminuindo conforme pega mais experiência. Com o tempo, você poderá chegar aos modelos de tênis que possuem drop zero, sendo os mais utilizados por profissionais que correm em maratonas.


Esperamos que tenha aprendido como escolher um tênis de corrida com os pontos que apresentamos. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos sobre calçados que podem ser do seu interesse. Continue navegando e confira um guia completo para escolher um tênis para viajar. Confira!

Join the discussion