Look inverno: guia completo de visuais quentes e estilosos

Look inverno: guia completo de visuais quentes e estilosos

Summary:

Já sabe quais são seus looks de inverno? Temos o guia completo para você se vestir bem em dias frios, inspire-se!

Chegou a frente fria! É hora de colocar uma roupa quentinha, calçar uma bota e desfilar com casacos. Dizem que o inverno é a estação em que as pessoas se vestem melhor, será que é verdade?

A princípio, agasalhar-se com 3, 4 ou 5 camadas de roupas pode parecer muito ruim porque é difícil harmonizar tanta coisa em um look de inverno. Por isso, acabamos escondendo algumas camadas debaixo de roupas oversized.

Mas não perca a esperança: às vezes, tudo que falta é aprender a sobrepor peças e combinar as cores certas. Se você quer ter looks de inverno estilosos, aqui é o lugar certo!

Neste post, preparamos um guia completo sobre como montar looks de inverno para trabalho, balada, dia a dia e mais. Confira!

O que precisa para montar um look de inverno?

A base é se adequar à época. Ou seja, usar roupas com tecidos apropriados, investir em acessórios que aquecem, dar preferência para peças e cores polivalentes e apostar em modelagens confortáveis — porque a gente veste muitas peças, uma por cima da outra.

Depois de construir esses pilares, você parte para a criatividade: cores, estampas, adereços, calçados e mais. Nós veremos cada um deles ao longo do post, os pilares e complementos criativos.

Veja também: As top cores para você apostar neste inverno

Quais os melhores tecidos para o inverno?

Agasalhar-se é mais que colocar várias blusas de malha, sobrepor vestidos de viscose e colocar duas meias nos pés. É saber escolher os tecidos que aquecem, protegem e mantêm o calor do corpo.

Os melhores tecidos para o inverno são:

  • Pele;
  • Couro;
  • Suede;
  • Tricot;
  • Moletom;
  • Moletinho;
  • Fleece (tecido térmico).

Cada um tem uma propriedade especial. O couro, por exemplo, é impermeável e isolante térmico, sendo a matéria-prima para jaquetas, calças, saias, botas e coturnos. Lembrando: ele pode ser sintético, em que a fabricação envolve substratos de petróleo e poliuretano, e não o couro natural do animal.

Enfim, usando os tecidos acima você já elimina 2 camadas de roupas que, além de quentinhas, tem modelagens bem legais.

Quais as melhores roupas de inverno?

Regata? Shorts? Não! As peças de verão podem estar no inverno, desde que sejam apenas para sobrepor ou montar um look ousado. Mas não é a primeira opção de compra, concorda?

O inverno é caracterizado por roupas que cobrem o corpo, não deixando o ar gelado chegar na gente. Veja quais as melhores roupas de inverno:

Tudo que tiver gola alta

Se você não tem uma blusa de gola alta, é hora de ter! As peças de gola alta protegem o pescoço do ar gelado, dispensando o uso de cachecóis, lenços e echarpes. Quando o frio não chega no pescoço, colo e peito, parece que não está tão frio assim.

Duas mulheres sentadas próximas com a roupa na cor rosa

Uma meia-calça preta ou meia fio 80

A meia calça tem o nome autoexplicativo. Não é calça, nem meia, é união confortável dos dois. Quando está muito frio, basta colocar uma meia-calça por baixo e pronto!

Já a meia fio 80, ela esquenta as pernas quando queremos usar um vestido, saia ou uma calça bem destroyed. E, além disso, não é volumosa, cabe dentro de uma bota de cano longo e tênis botinha.

Uma jaqueta bomber, puffer ou de couro

Pode ser jaqueta bomber, puffer ou de couro, independentemente do modelo escolhido, a jaqueta é uma excelente opção para os dias frios. Ela protege os braços, corpo e ainda contém alguns bolsos para colocar as mãos.

Lembre-se de não comprar uma muito pequena, pois ela será uma das últimas peças do look. Usar uma jaqueta que prenda os braços é muito ruim.

Mulher usando saia, jaqueta e bota de couro

Um casaco trench coat, bem NY

“Uma mulher com casaco, scarpin e copo de starbucks na mão” essa é a imagem da mulher nova iorquina que temos em nossa mente, não é? Os filmes reforçam esse estereótipo de que a mulher bem vestida usa um trench coat. Bom, e fica bem vestida mesmo!

Ter um casaco alongado como este é o suficiente para usar metade do inverno. Ele vai bem em eventos sociais, informais, em sobreposição aos moletons, com blusas de tricot, enfim, ele é versátil.

Mulher usando tenis branco

Um suéter para visuais casuais e sociais

Na maioria das vezes, é incômodo ficar de casaco, jaqueta ou trench coat em ambientes fechados, comer à mesa ou sentar para conversar mesmo. As roupas de inverno são volumosas, logo, limitam a nossa movimentação. É aqui que entra o suéter!

O suéter é uma blusa própria para ambientes fechados que esquenta com menos tecido e não prende a movimentação.

Você pode usar por baixo de trajes sociais, como blazers, paletós, casacos e ao chegar para trabalhar, igreja ou casa dos amigos, você tira a peça maior e fica com o suéter.

Mulher usando bota branca

Veja também: Loungewear: um estilo que é mais que tendência

Quais os melhores sapatos de inverno?

Um look completo precisa de calçados de inverno fashionistas, isso é fato. De nada adianta investir em um visual chiquérrimo sem finalizar com um sapato à altura? Para evitar que isso aconteça com você, confira as melhores peças para o inverno:

Bota de cano curto, médio ou longo

Peça coringa do guarda-roupa feminino, a bota é uma das melhores opções para seus looks em dias frios. Pode ser de cano curto, médio ou longo. Ter salto alto ou não. Ser de uma cor forte ou pretinha básica. Lisa ou estampa com animal print, por exemplo. O importante é aquecer seus pés com estilo.

Mulher com botadas marrons de salto fino

Coturno de couro, verniz ou fosco

A estética do coturno é inspirada no próprio uniforme dos militares. Durante a guerra, eles enfrentam solos, minas, bombas, tiros, enfim, dificuldades reais e letais, por isso precisam de um calçado que aguente tudo isso.

Hoje, o coturno mantém a base, mas já ganhou releituras bem estilosas. Seu visual continua poderoso, imponente e marcante. Seja de couro, verniz ou fosco, ele potencializa qualquer visual básico apenas com a sua presença.

Coturno preto

 

Tênis branco ou preto daqueles clássicos

Aos amantes do estilo esportivo, essa é a hora de vocês brilharem. Os tênis branco e preto compõem visuais casuais, sociais e esporte fino. No inverno, eles combinam com um pouco de tudo, principalmente, para o trabalho, faculdade e um rolê com os amigos.

Como ser estilosa(o) no inverno?

Roupas legais vendem uma boa imagem pessoal. Não é de hoje que as pessoas se arrumam para se sentirem bem, mostrar status e que têm um bom gosto de moda. Contudo, não basta uma roupa legal, você precisa aprender a combiná-la da melhor maneira.

Assim como diz Yves Saint Laurent, “boas roupas são um passaporte para a felicidade“. Com elas, você abre as portas do estilo e desfila elegantemente por onde passa.

É hora de você ser estilosa no inverno, vem com a gente! ?

Vista um look monocromático

Basear-se numa paleta de cores é o primeiro passo para harmonizar o visual. Sabe o que é mais fácil? Usar peças da mesma cor — não tem erro!

Para isso, vista um conjunto de moletom, calce um tênis e finalize com uma terceira peça. É o visual perfeito para buscar os filhos na escola, passear, almoçar no shopping e viajar.

Aposte no look color block

O color block é o visual com blocos de cores: blusa pink + calça off azul turquesa, para citar um exemplo.

A tendência teve inspiração na arte de Picasso, Mondrian e Miró, em que eles pintavam os quadros com cores sólidas e fortes.

O que acha de usar a arte em suas produções de inverno? Já está na hora de colocar um pouco de cor no inverno.

Capriche nos acessórios impactantes

Perceba que há pouca estampa no inverno, no máximo, algumas padronagens clássicas, que falaremos daqui a pouco.

As combinações de inverno, em sua maioria, são sem estampa e com cores lisas, dando a oportunidade perfeita para acessórios criativos.

Use uma echarpe com o xadrez da Burberry, um cinto animal print, uma bolsa príncipe de gales, uma bota crocodilo ou um brinco tartan. Colocar um deles no visual, já tira aquele ar de neutralidade do look, fica bem estiloso!

Use a abuse das estampas clássicas

O inverno é marcado pelas estampas clássicas, ou seja, aquelas estampas que, ‘entra e sai’ tendência, elas permanecem firmes e fortes. É o que chamamos de atemporal.

O bom das padronagens clássicas é que você investe em uma peça e a usa durante anos. Quer ver? Veja as melhores estampas:

  • Poá;
  • Argyle;
  • Listras;
  • Tartan;
  • Paisley;
  • Pied Poule;
  • Xadrez vichy;
  • Animal print;
  • Príncipe de Gales.

Duas mulheres em pé usando look parecido

Explore a sobreposição com terceira peça

Como diz o famoso estilista Alexander McQueen: “A moda deve ser uma forma de escapismo e não uma forma de prisão.” Sinta-se livre para explorar a terceira peça.

O intuito é utilizar uma peça sobre a outra, evidenciando que está com duas.

Para isso, use um cropped com camisa. Coloque um trench coat sobre moletom com capuz. Aposte nos suéteres com camisas de manga longa. Use blusas de manga longas embaixo de vestidos de alça.

Ou seja, explore!

Mulher usando bota preta

Faça um mix de texturas

Twiggy, a icônica modelo dos anos 60, é uma representação artística na moda, tanto que dizia: “Não há necessidade de se vestir como todo mundo. É muito mais divertido criar seu próprio visual.”

Com esse pensamento, propomos nos soltar nesse inverno. Que tal misturar texturas no mesmo look? Por exemplo, usar um conjunto de moletom e sobrepor com uma jaqueta de couro.

Sinta-se livre para construir o mix de texturas que você quiser.

Empodere o visual com botas e coturnos

O “ser estiloso” não é apenas as roupas que usa, também envolve uma postura de confiança, sabe aqueles passos firmes? Pois é. Você consegue transmitir essa imagem posturada com um calçado imponente.

As botas e os coturnos exalam força, estabilidade, são confortáveis para andar, quentinhas, combinam com tudo, enfim, empoderam seu visual. Então, use!

Mulher usando bota cano alto

Veja também: Como usar saia midi?

Como se vestir bem no inverno gastando pouco?

Uma questão que responderemos com duas frases:

  • “Não goste de tendências. Não deixe a moda te dominar por completo. É você quem decide quem é, o que quer expressar pela maneira como se veste e pela maneira como vive. ”— Gianni Versace.
  • “Nunca use o termo ‘barato’. Atualmente, todo mundo pode parecer chique com roupas baratas (os ricos também as compram). Hoje temos um bom design de roupas em todos os níveis. Você pode ser a coisa mais chique do mundo em uma camiseta e jeans – só depende de você. ”— Karl Lagerfeld.

Entendeu o conceito? Veja os conselhos que temos para você se vestir bem, sem gastar tanto:

  • Invista seu dinheiro em peças de alta qualidade;
  • Sempre compre peças atemporais;
  • Monte um guarda-roupa inteligente;
  • Fique atenta às promoções.

Quais são as cores do inverno?

O inverno é marcado pelas cores frias, entre elas:

  • Preto;
  • Cinza;
  • Violeta;
  • Marrom;
  • Marsala;
  • Azul marinho;
  • Verde militar.

A maioria das pessoas utilizam as cores do inverno por não serem tão marcantes, assim, conseguem usar a mesma peça várias vezes.

Veja também: O guia definitivo do mom jeans

Pode usar cores quentes durante o inverno/outono?

Sim, vamos colorir os dias frios! Nos últimos anos a geração Z provou que o inverno não precisa ser exclusivamente de tons sóbrios. Pelo contrário, podemos usar cores vibrantes em conjuntos de moletom, acessórios e makes.

Quais cores quentes usar no outono/inverno?

As cores quentes para o inverno são: pink, vermelho, laranja e amarelo. Você não precisa se prender a cor base, pode explorar o espectro e círculo cromático por completo.

Quais são as paletas de cores do inverno?

As cores de inverno (preto, cinza, violeta, marrom, marsala, azul marinho e verde militar) não são difíceis de combinar, tanto que dialogam entre si, com a paleta de cores neutras (branco, off white, bege e cinza), e com tons complementares e análogos, veja:

  • Preto: é universal, combina com todos os tons de inverno, cores quentes e neutras;
  • Cinza: grafite, turquesa, amarelo mostarda, vermelho sangue, bege e violeta;
  • Violeta: cinza elefante, lilás, laranja pôr do sol e amarelo canário;
  • Marrom: ocre, caqui, laranja escuro, vermelho borgonha, mel, jeans e esmeralda;
  • Marsala: mostarda, amêndoa, grafite, verde musgo, rosê;
  • Azul marinho: amarelo canário, pink, coral e verde-oliva;
  • Verde militar: laranja, vermelho ferrari, rosê gold, azul petróleo.

Vestir-se bem no inverno não é uma tarefa difícil. Vimos ao longo do post que é possível ser estilosa mesmo com 3 ou 4 camadas de roupas — é a estratégia da sobreposição!

As cores e estampas também trazem muita alegria ao nosso dia a dia, basta colocarmos um pouco de padronagem, umas peças coloridas e pronto. O dia acinzentado já fica mais colorido e feliz.

Esperamos que você tenha gostado de viajar pelos looks de inverno conosco! Para mais dicas de moda, olhe só outros posts parecidos aqui do nosso blog:

– Mangas bufantes: a tendência dos anos 80 está de volta!

– Jaqueta de couro, um clássico que amamos

– Xadrez (de várias cores) em alta hoje e sempre

Join the discussion