Sua casa mais linda por muito menos!

Sua casa mais linda por muito menos!

Que tal aproveitar 10 dicas pra deixar sua casa mais linda e o mais legal: sem gastar muito?Sabemos que construir, mobiliar e deixar a casa do jeito que queremos não é tarefa tão simples assim, por isso relembramos a você ideias apresentadas na 9ª edição da Mostra Morar Mais por Menos, realizada no ano passado, justamente com esta finalidade: criar ambientes bacanas e equilibrados.
Confira as sugestões dos mais de 140 profissionais, entre designers, arquitetos e paisagistas, que usaram a imaginação e o bom gosto para dar novos usos a objetos, móveis e materiais que seriam descartados, em 75 ambientes da mostra.

1. Lustre Artesanal: No lugar de uma cúpula, retalhos de crochê dão a graça às luminárias do ambiente Loja da Casa. Além de tudo, são fáceis de limpar: é só tirar e lavar.
Arquitetas: Elise e Evelyn Drummond

2. Árvore iluminada: Um galho de árvore encontrado na rua ganhou verniz fosco e serve de suporte para o cordão de lâmpadas da luminária no Quarto do Bebê. Foi preso à parede com ganchos de metal, disfarçados pelos passarinhos.
Arquitetas: Ana Caminha, Carla Cotrim e Loana Goldschmidt

3. Fruteiras de parede: Baldes de alumínio presos à parede cumprem a função de despensa na cozinha do projeto Estúdio do Artista. A solução, além de custar pouco, otimiza o espaço.
Designers: Joana Di Marino, Márcia Calderaro e Pualani Di Giorgio.

4. Do trânsito para a refeição: No mesmo ambiente, cones de trânsito formam a base da mesa, que recebeu tampo de vidro. Em harmonia com o toque descolado presente nos elementos do projeto, o piso escolhido é de madeira de demolição.
Designers: Joana Di Marino, Márcia Calderaro e Pualani Di Giorgio.

5. Hi-lo na sala de TV: O projeto contempla apenas móveis feitos de materiais reciclados. Como suporte para uma TV moderna um painel produzido com pallets, plataformas feitas de madeira usadas para empilhar cargas. A mesinha de centro, pintada, é feita da mesma matéria-prima.
Arquiteta: Estela Pinheiro

6. Rodas de luz: A solução criativa para a iluminação de uma loja empregou rodas de bicicleta e lâmpadas de led, mais econômicas, para a montagem de lustres. Os pontos de luz, pendentes em fios e bocais simplórios, criam o impacto visual.
Arquitetos: Paula Suarez e Felipe Mazzoni

7. Parede de pratos: Sessenta pratinhos descartáveis formam o painel da foto. As peças foram dispostas em blocos de cores, intercaladas com sobras de espelhos, e colados com fita dupla face numa placa de MDF medindo 2,0m x 1,40m.
Designer: Márcia Matos

8. Metais versáteis: Para um apartamento de decoração inspirada na fazenda, uma grade de metal funciona como divisória de ambientes na sala. A madeira dá um melhor acabamento, mantendo o tom rústico. Na parede de tijolos aparentes, tubos de cobre servem como cabideiro e revisteiro.
Arquitetas: Denyse Santini e Águeda Santini

9. Clima de feira: No Quarto do Bebê, a prateleira é feita com tecido de náilon, daqueles usados em cadeiras de praia. No chão, também coloridos, caixotes de feira feitos de plástico servem para armazenar brinquedos e organizar o espaço.
Arquitetos: Francisco Palmeiro e Patrícia Lima

10. Futurista e barata: A sala de estar ganha ares de modernidade com as placas de piso elevado, usadas em computação, revestindo a parede.
Arquitetos: Luciana Duarte, Marco Casalini e Mauro Nunes

Join the discussion