Moda para o inverno 2023: veja o que vem por aí!

Moda para o inverno 2023: veja o que vem por aí!

mulher com look de inverno com casaco de pele da moda
Summary:

Veja o que será tendência no inverno de 2023 e mantenha o estilo na estação mais fria do ano! Confira nosso post completo!

Com a chegada dos meses mais gelados do ano, é comum haver uma troca de vestimenta. Se antes as peças mais leves eram as protagonistas dos guarda-roupas, agora, casacos, jaquetas, calças e cachecóis tomam lugar. Nas passarelas, estilistas do mundo todo mostram as principais tendências da moda inverno 2023, assim como te mostramos há dois anos.

A lã, o algodão e a seda apareceram como os tecidos do momento. As modelagens mais simples, com uma referência mais casual foram o grande destaque. Houve inspirações vindas dos anos 1950 e 2000 (nenhuma novidade aqui). Alguns acessórios foram deixados de lado, outros colocados em praticamente todas as peças.

Continue a leitura do texto para conhecer essas e outras tendências do inverno 2023!

Moda inverno brasileira em 2023

A moda inverno 2023 brasileira é bastante diferente se compararmos com outros países mais frios, como os europeus — grandes ditadores das tendências! Isso acontece porque nosso clima tem uma estação mais amena, não tão rigorosa. Assim, o que muitas vezes funciona para eles, não cabe aqui.

Dessa forma, a moda inverno do Brasil é uma adaptação. Por esse motivo, na hora de montar seu visual, leve essas características em consideração. Se inspire nas tendências, pense em combinações que façam sentido com seu estilo e adapte peças do verão para garantir um visual único.

Principais tendências do inverno 2023

Com isso em mente, está na hora de descobrir as principais tendências do inverno 2023. Separamos as opções que mais apareceram nas passarelas brasileiras. Tem de tudo, desde peças mais clássicas a modernas, com materiais pesados e leves. Confira as principais delas abaixo.

Modelagens amplas

As modelagens amplas estão com tudo! Seja em calças, jaquetas ou casacos, a regra aqui é usar e abusar de peças grandes. Podem ser ombros exagerados, mangas soltas ou pernas mais largas.

As wide legs, por exemplo, é um ótimo modelo de calça se você quiser investir nessa tendência. Porém, não esqueça: o tudo precisa de uma harmonia, por isso, não hesite em trazer roupas mais justas para fazer parte da composição!

jovem mulher negra estilosa com calça wide legs posando para foto no fundo de parede rosa

Cargo e utilitário

Uma das peças-chave da tendência do inverno 2023 são as calças cargo e utilitárias. Inspiradas nos uniformes dos militares, elas têm esse nome por conta dos diversos bolsos presentes na modelagem.

Combinam melhor com o estilo aventureiro e despojado. Também são práticas e confortáveis, sendo ótimas opções para o dia a dia.

Metalizados

Agora, quem prefere roupas mais glamourosas, a tendência do metalizado é a mais indicada. Seja em um jeans, uma jaqueta ou saia, a prata e o dourado não podem faltar.

Caso você queira usar essas peças no dia a dia, a sugestão é combiná-las com as mais básicas para, assim, evitar poluir todo o visual. A harmonia é muito importante para montar um bom estilo.

Com isso em mente, você pode deixar o metalizado para uma terceira peça, por exemplo. Ou “camuflá-lo” com uma jaqueta ou blazer.

Volta dos anos 2000

Os anos 2000 vieram para ficar. Na moda, esse estilo ganhou ainda mais força no inverno por conta das peças jeans. Além disso, a nostalgia permanece inabalável com as cinturas baixas, as estampas de respingos e brilhos discretos.

O visual jeans com jeans é um clássico dessa tendência e se você tem dúvidas de como combiná-lo, pode apostar nas opções com lavagens bem diferentes ou muito iguais. Com isso não tem erro!

jovens vestindo roupas no estilo de moda dos anos 2000

Mistura de texturas

A mistura de texturas também apareceu muito nos desfiles de inverno em 2023. A ideia é combinar tecidos diferentes, seja os mais fluídos com os pesados ou estampas variadas.

Os vestidos de cetim ficam ótimos se combinados com jaquetas de couro. A oncinha fica muito harmônica com as plumas, sim, é possível! Apenas não esqueça de deixar o visual harmônico e menos poluído possível.

Drapeados

Os drapeados podem parecer uma modelagem mais séria e datada, mas saiba que voltaram com tudo para o inverno 2023. Inspirado nas curvas do corpo feminino, essa é uma técnica bastante utilizada por diversos estilistas para acentuar a estrutura física da mulher.

Como tendência, ele apareceu de duas formas: mais sofistica em vestidos e blusas, e mais urbanas em calças e jaquetas.

Gótico

O gótico também apareceu muito nos desfiles de inverno. As mangas e golas bufantes marcaram presença em diversas peças. Houve muito preto, principalmente aqueles com longos comprimentos e sobreposições.

Para apostar nesse visual, conte com cores sóbrias e mescle texturas exageradas.

foto de ângulo baixo de mulher elegante com look preto e óculos escuro

O que esperar do inverno 2023?

Como já deu para perceber, o inverno 2023 está bastante democrático. Existem opções para todos os estilos e gostos. Desde visuais mais arrojados até clássicos e básicos.

Há uma harmonia entre as cores neutras e vibrantes, é possível encontrar o monocromático e o cheio de textura. No entanto, há três pilares que sustentam essas tendências: a simplicidade, a praticidade e a funcionalidade. Confira cada uma delas.

mulher elegante demonstrando look de inverno olhando para o lado

Simplicidade

A simplicidade apareceu muito no conceito do “menos é mais”. As roupas ganharam espaço sendo o que elas são. Um blazer foi usado como terceira peça, sem complicar demais o visual.

Esse é um bom princípio a seguir, afinal, como já ressaltamos, precisa haver uma harmonia na hora de escolher o que vestir, por isso, evite exagerar demais.

Você também pode se interessar por: Saiba como usar blazer com elegância!

Praticidade

Muito alinhado à simplicidade, a praticidade é outra grande aposta do inverno 2023. Vai ser possível ver peças versáteis nas lojas, que funcionem em qualquer visual sem muita complicação.

Além disso, espere por roupas usuais e eficientes, aquelas que permitem mais movimentos e combinam com tudo.

Funcionalidade

Para uma peça ser prática, ela necessita de funcionalidade. Muito usado por quem quer seguir o princípio do consumo consciente, esse aspecto preza por peças básicas e atemporais, que combinam entre si.

Qual é a cor da moda em 2023?

Uma grande tendência de 2022, o verde volta como a cor da moda em 2023! Associado à natureza, esse é um tom agradável e tranquilizante.

colagem de imagens da paleta de cor verde

No visual, ele funciona de uma forma mais sofisticada e imponente sendo presença marcante em diversas coleções de roupas. Pode ser usado em calças, jaquetas, vestidos, blusas, entre outras. As possibilidades são imensas.

Quais são as cores do inverno de 2023?

Aliado com o verde, as cores tendência do inverno 2023 são os famosos tons terrorosos. Beges, marrons, laranjas queimados, entre outros, há diversas variações que combinam entre si e funcionam de forma prática na hora de montar um visual.

Além dessas, outras que aparecem bastante são:

  • amarelo;
  • laranja;
  • vermelho;
  • rosa;
  • azul.

O que vai estar na moda em 2023?

Na moda de 2023 vai ser possível encontrar diversas peças tendência: saias midi plissadas, jaquetas de pele falsas e calças de alfaiataria são alguns exemplos.

O verde turquesa e rosa Barbie são cores que ganham destaque. Entre as estampas, peças xadrez, estilo “manta de retalhos” e animal print também estarão em alta.

As tendências de inverno 2023 chegaram com tudo e, com certeza, vão te inspirar a montar um visual muito mais bonito. Mas, não se esqueça: você tem um estilo único e pode incorporar as peças que quiser para fazer a combinação que mais te agradar!

Já escolheu a roupa, mas não sabe qual é o melhor sapato para usar? Então você precisa conhecer as botas de inverno indispensáveis para qualquer visual!

Join the discussion