Tipos de chuteira: quais as diferenças e como escolher?

Tipos de chuteira: quais as diferenças e como escolher?

jogador com chuteira branca e o pé em cima da bola de futebol
Soccer player with ball on a playing field
Summary:

Há 5 principais tipos de chuteira, clique e conheça as características, utilidades e diferenças de cada uma!

Os tipos de chuteira se dividem em campo, society e salão. Além disso, elas podem ser classificadas a partir do tipo do solado — e altura das travas.

Sem contar, é claro, na qualidade e materiais usados na produção de cada um dos calçados. Algumas podem passar facilmente dos 2 mil reais!

Para escolher a sua, além da beleza, você precisa levar em conta o conforto, qual será o terreno do seu jogo — ou onde você vai dar show com mais frequência — e o apelo visual, é claro.

Contudo, nós sabemos que nem sempre é possível ter uma chuteira para cada dia, então vamos te mostrar as diferenças entre elas para você escolher!

Antes de iniciar, aproveite para mandar este texto para aquela pessoa que também ama jogar futebol. Neste conteúdo você vai entender os principais tipos de chuteira, quais são os principais modelos de cada um e suas características. Vamos lá?

Chuteira de campo

O tipo mais clássico de chuteira é o de campo. Inclusive, esse calçado é o que mais tem variação no seu solado. Em geral, suas travas podem ser desenhadas para dar mais tração em um determinado tipo de terreno. Veja quais são os principais tipos de solado para a chuteira de campo!

1. Piso firme (FG)

Apesar do nome, a chuteira de piso firme (Firm ground, em inglês) é o tipo de chuteira para praticamente todos os campos! Ela equipa atletas amadores e profissionais, do futebol feminino ou masculino. Nesse caso, as travas são fixas e cada fabricante investe milhões em pesquisa em desenvolvimento para encontrar a melhor configuração.

Em geral, elas podem ter entre seis e 10 travas. As quais se concentram mais na ponta e nos calcanhares. Dessa maneira, proporcionam a tração necessária para mudar de direção, pular, acelerar e todos os outros movimentos em uma partida!

O valor desse tipo de chuteira pode iniciar em algo próximo dos 100 reais e passar dos 2 mil! Um bom exemplo para que quem quer apostar em um calçado esportivo confortável e estiloso para jogar no campo, é a Adidas Predator Edge 4.

2. Piso macio (SG)

O futebol está cada vez mais veloz e forte, não é mesmo? Em jogadores de alto e moderado rendimento, um deslize — literalmente! — pode causar lesões muito sérias!

Por esse motivo, em campos encharcados ou muito macios é essencial ter cravos que dão a tração necessária. Esse tipo de solado é o de piso macio (soft ground, em inglês).

Em geral, esse modelo de chuteira conta com menos travas. Contudo, elas são mais altas e redondas. Alguns modelos profissionais, como a Nike Mercurial Vapor 14 Elite SG, têm travas de metal e removíveis!

Dessa maneira, elas podem ser trocadas conforme a necessidade ou para reposição.

Apesar de serem raras nos campos amadores, existem pessoas que investem nesses modelos. Então, pelo sim e pelo não, lembre-se de usar caneleiras para não correr o risco de uma lesão séria durante uma disputa de bola!

3. Multipisos (MG)

A chuteira multipisos (ou multi ground em inglês), são “pau pra toda obra”. Elas são mais recomendadas para serem campos mais difíceis, com gramados mais baixos ou escassos. Além de serem uma opção para jogar em campos de terra batida.

Apesar disso, chuteiras assim são versáteis e podem ser usadas em vários tipos de gramados. Por conta disso, são um dos principais tipos de sapato para jogar futebol e gastar pouco. Pode ser uma ótima escolha para quem quer começar nos gramados agora.

Em geral, elas são opções de entrada e tem o valor mais acessível. Por exemplo, modelos como a chuteira Fast da Umbro.

Até agora vimos apenas os tipos de chuteira para futebol de campo. Se você joga um society ou futsal, continue por aí porque vamos falar dessas modalidades agora. Acompanhe!

Chuteira de society

Futebol society — ou suiço — é uma modalidade mais rápida do futebol comum. Ela é jogada com sete jogadores de cada lado em um campo de dimensões reduzidas.

Em geral, as partidas são disputadas em gramados sintéticos ou bem mais baixos, o que deixa as disputas mais dinâmicas e influencia na escolha da chuteira.

Veja qual calçado usar nessa modalidade:

4. Piso artificial

A chuteira de society tem o solado com vários cravos. Porém, eles são bem menores do que as versões de campo. Isso acontece porque a grama é mais baixa — e muitas vezes é sintética.

O material das travas é borracha e, em geral, elas são macias. Essa característica aumenta o amortecimento e a aderência.

A explicação para o aumento da agilidade e da tração, mesmo com travas menores, está na melhor distribuição da pressão. O que faz com que o solado não penetre no piso e, consequentemente, as mudanças de direção serão mais fáceis.

Além disso, como o solo é bem mais duro, usar travas grandes pode ter o efeito contrário: perda de estabilidade e lesões.

Por ser desenvolvida para jogar em campos com o piso bem duro, a chuteira de society pode ser usada em campos de terra batida ou no concreto. Inclusive, ela é a melhor opção para quem quer acertar na hora de jogar uma pelada em qualquer lugar.

Por falar em acertar na escolha, aproveite para conferir as nossas dicas de presentes para o paizão!

Chuteira de futebol de salão

O futebol de salão tem uma quadra com um piso bem lisinho. Para se sair bem nas suas partidas, você precisa de um tênis de futsal que dê aderência e permita mudar de direção sem escorregar.

5. Piso rígido

No futebol indoor, a chuteira precisa ter um solado sem travas e com tecnologia para amortecer. Não há diferença entre os materiais que as quadras são feitas, então, a escolha entre os modelos costuma ser mais fácil.

Contudo, você precisa levar em conta o seu conforto e, é claro, o orçamento. Existem modelos que são são versões para salão das chuteiras clássicas de campo.

Contudo, há tênis de futsal que foram desenvolvidos exclusivamente para a modalidade, como o Umbro Pro 5 Bump. A qual conta com um solado que promove amortecimento em todas as situações.

Para garantir o máximo rendimento da sua chuteira de futsal, você precisa cuidar bem do solado. Ou seja, usá-la apenas dentro de quadra para não sujar acelerar o desgaste. Por esse motivo, carregue sempre um porta-chuteira com você!

Para que serve cada chuteira?

Cada chuteira serve para a modalidade para a qual ela foi desenvolvida. Os modelos com trava alta são usados em campos de grama natural, já aquelas que são mais baixas devem ser usadas em campos sintéticos. O futebol indoor usa chuteira sem cravos.

Aproveite para conhecer qual é o tipo ideal de tênis para cada treino!

Qual a diferença da chuteira de society e campo?

O tamanho e a quantidade de travas são as principais entre chuteiras de society e campo. No futebol suiço, os cravos são bem menores, macios e mais numerosos. Enquanto no futebol de campo, as chuteiras têm, geralmente, entre seis e 10 travas mais altas.

O que acontece de jogar com chuteira de campo no society?

Além de perder estabilidade, você pode se lesionar ao usar uma chuteira de campo em uma partida de society. O solo mais duro e compacto não permite que os cravos altos penetrem, o que pode levar a torções no tornozelo e no joelho.

Você imaginava que poderia haver tanta diferença entre os tipos de chuteira? Envie este post para aquela pessoa que vai te dar um calçado para jogar futebol ou que também ama bater uma bolinha.

Por aqui no nosso blog sempre publicamos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor sobre os diferentes tipos de sapatos e tênis!

Além disso, também damos dicas de roupas e acessórios para melhorar o seu rendimento nos esportes. Por esse motivo, aproveite para conhecer quais são os melhores looks para usar na academia!

Junte-se a discussão